vídeosComo Contratar Serviço de Desenvolvimento de Sistemas

Antes de contratar o desenvolvimento de um sistema aprenda itens fundamentais

Desenvolvimento de Sistemas

Desenvolver um sistema de computador é uma tarefa que exige tempo e o envolvimento de profissionais capacitados da área de informática. O desenvolvimento de um novo sistema é chamado de projeto. Um projeto possui várias fases as quais devem ser dirigidas para garantir a qualidade e a satisfação do cliente que solicitou o sistema.

Profissionais de informática envolvidos no desenvolvimento de sistemas

Na construção de uma casa existe o arquiteto que irá desenhar o projeto da casa e o mestre de obras que irá construir a casa desenhada pelo arquiteto. O mesmo ocorre na construção de um sistema de computador. Basicamente para construir um sistema de computador deve haver um analista de sistemas que irá realizar todo o levantamento de requisitos e a análise do que deve ser desenvolvido e o programador que irá construir o que o analista especificou.

O arquiteto pode realizar todo o projeto da casa e ele próprio construir a casa, desde que ele tenha conhecimento e disposição para isso. O mesmo ocorre na informática onde o próprio analista de sistemas pode desenvolver o sistema ou seja uma única pessoa realizar todas as funções o que não é o ideal mas que na prática ocorre muito. Existem vários outros profissionais envolvidos no projeto de um sistema além do analista de sistema e do programador porém nossa intenção é apenas dar uma visão geral para que as pessoas possam entender como funciona o processo de criação de um novo sistema, as informações básicas que devem estar cientes e os cuidados a serem tomados.

Formas de instalação e tipos de acesso a sistemas

Falaremos somente sobre duas formas de se instalar e de acessar um sistema: O Sistema Local e o Sistema Remoto

Sistema Local

Diz-se que um sistema é local quando ele só pode ser acessado dentro do próprio local de trabalho ou seja quando o sistema é instalado dentro do próprio computador do cliente o qual encontra-se alojado dentro do seu próprio escritório por exemplo. Num sistema local o cliente não conseguirá acessá-lo da sua casa que encontra-se a quilômetros de distância do seu escritório por exemplo. Já em um sistema remoto isso é perfeitamente possível podendo ser acessado inclusive de qualquer lugar do mundo que possua internet.

bulletCaracterísticas de um sistema local

Após ser desenvolvido e devidamente testado o sistema é instalado no computador do cliente isso em se tratando de sistema local. Em um sistema local o sistema e todos os dados ficam armazenados dentro do computador do cliente.

bulletProblemas em ter um sistema instalado localmente

1. Se o computador queimar, for roubado, pegar um vírus ou sofrer qualquer tipo de problema o sistema e todas as informações armazenadas dentro dele serão perdidas. Um computador pode ser roubado, pode acumular poeira, umidade, aquecimento, pode sofrer uma queda, pode cair água, café, alguém pode tropeçar nele entre tantos outros problemas a que ele está exposto.

Uma alternativa para evitar perder as informações do computador caso um problema ocorra é o cliente realizar BACKUP. O Backup é copiar tudo aquilo que é importante do computador para um outro dispositivo como um CD, DVD ou PEN DRIVE por exemplo. Assim, se o computador for roubado o cliente terá uma cópia do sistema e dos seus dados. Se o computador for roubado hoje, e o último backup realizado foi no mês passado então este backup não adiantará de nada pois todas as informações não estão atualizadas ou seja todas as informações lançadas no sistema serão as do mês passado apenas. O ideal é que o BACKUP seja realizado diariamente e duas vezes ao dia e em diferentes CDs, DVDs ou PEN DRIVES pois se um dos CDs riscar você terá a cópia no outro CD por exemplo. Na prática o que ocorre é que o cliente nunca faz o BACKUP ou se esquece de fazê-lo seja pela correria em sua empresa, seja pelos imprevistos ocorridos enfim, o fato é que, infelizmente o cliente não faz backup e só se lembra disso quando perde tudo e fica desesperado pois sua empresa fica totalmente parada.

Existem formas de realizar o backup de forma automática isso evita que o cliente tenha que ficar lembrando e tenha que realizar manualmente o processo do BACKUP. Geralmente um técnico capacitado deverá entender realmente como o sistema funciona para poder realizar o processo do backup automático por isso é interessante que junto com o sistema venha um manual com todos os procedimentos necessários para servir de auxílio para que qualquer técnico em informática possa auxiliar o cliente caso ele necessite.

2. Outro problema do sistema local é com relação as atualizações. Se o sistema precisar sofrer qualquer tipo de atualização será necessário alguma forma de acesso ao computador do cliente para realizar as alterações necessárias. Um carro pode sair da fábrica com alguns defeitos de fabricação e os mesmos precisam sofrer reparos para evitar problemas. O mesmo ocorre com um sistema que ao sair da fábrica pode conter erros chamados de bugs. Estes erros precisam ser corrigidos portanto a empresa desenvolvedora do sistema realizará os ajustes necessários e lançará uma nova versão do sistema chamada de atualização. O sistema deveria sair de fábrica ou seja da empresa desenvolvedora de sistemas em perfeitas condições de uso sem nenhum tipo de problema. Porém, na prática isso não ocorre e muitas empresas de desenvolvimento de sistemas por não seguirem padrões e metodologias de desenvolvimento acabam entregando ao cliente sistemas com vários erros de fabricação que acabam gerando muitas dores de cabeça e insatisfação para o cliente. Para que o sistema possa ser atualizado é necessário que a nova atualização corrigida seja atualizada no computador do cliente onde o sistema foi instalado.

Falaremos aqui de duas formas de atualização. Uma das formas de atualizar o sistema é indo até o local onde o micro em que o sistema está instalado e substituir o sistema com defeito pelo novo sistema atualizado. Porém se a empresa que desenvolveu o sistema estiver em uma cidade diferente da cidade do cliente ficará caro e demorará deslocar-se até o cliente. Para evitar deslocamentos existe portanto a outra forma de acessar o micro do cliente sem ter que se deslocar até o seu local, a esse tipo de assistência chamamos de acesso remoto ou assistência remota. Para que a empresa desenvolvedora possa realizar um acesso remoto ao micro do cliente e realizar as atualizações é necessário que o cliente pelo menos possua internet e de preferência internet banda larga ou seja internet rápida.

Assistência Remota

A Assistência Remota é uma alternativa excelente para empresas desenvolvedoras de sistema pois permite que a mesma acesse o computador do cliente sem necessidade de se deslocar até o cliente agilizando com isso o atendimento. Para que a empresa desenvolvedora de sistema possa acessar remotamente o computador do cliente e realizar qualquer tipo de assistência ou atualização do sistema é necessário que o cliente possua internet banda larga de preferência e tenha instalado um outro programa em seu computador chamado de client. Client é uma palavra inglesa que significa cliente em português. Este nome foi dado a este tipo de programa justamente por ser um programa que fica instalado no cliente. Se o computador do cliente não possuir o client instalado a empresa desenvolvedora não conseguirá acessá-lo. Portanto, se o computador for levado a uma assistência técnica para concerto este programa client deverá ser reinstalado. Um inconveniente que ocorre é que muitas assistências não instalam esse programa por não ler o manual do sistema ou se quer se darem ao trabalho de perguntar ao cliente se existe uma empresa que presta algum tipo de serviço de informática o qual seria interessante conversar com ela para saber os procedimentos a serem adotados antes de realizar qualquer processo no micro.

Muitas vezes a empresa desenvolvedora não consegue acessar o computador do cliente remotamente devido a vários fatores técnicos como a falta do client por exemplo entre tantos outros problemas. Neste caso, o cliente deverá chamar uma assistência técnica em informática de sua cidade e aguardar até que ela possa lhe atender. Muitas assistências técnicas levam meia hora, uma hora, um dia ou mais para poder atender um cliente. Enquanto isso toda empresa do cliente poderá ficar parada caso algum problema tenha ocorrido. Ao chegar na empresa a assistência técnica em informática deveria entrar em contato com a empresa desenvolvedora do sistema para que juntos possam se entender e definir a melhor forma para que o acesso ao micro do cliente seja disponibilizado para empresa desenvolvedora. Todos estes inconvenientes devem estar bem claros antes que um cliente opte por contratar um serviço de desenvolvimento de sistemas e possa optar se deseja um sistema local ou um sistema remoto que pode ser acessado via internet.

Sistema remoto via internet

Diz-se que um sistema é remoto quando ele pode ser acessado fora do local de trabalho ou seja quando o sistema não está instalado no computador do cliente. O sistema remoto pode ser acessado de qualquer lugar do mundo que possua internet assim o cliente pode controlar toda a sua empresa mesmo quando estiver viajando ou até mesmo quando estiver no conforto de sua casa.

bulletCaracterísticas de um sistema remoto

  • Pode ser acessado de qualquer lugar do mundo que possui internet.
  • Backup geralmente é feito automaticamente pela empresa onde o sistema encontra-se instalado. A empresa que hospeda um sistema remoto é chamada de empresa de hospedagem ou datacenter (central de dados). A empresa que hospeda e a empresa que desenvolve o sistema podem não ser a mesma.
  • Um sistema hospedado na internet em uma empresa de hospedagem está mais protegida contra roubos, problemas de umidade ou aquecimento e contra acessos de pessoas não autorizadas. O datacenter é como uma instituição bancária. Um banco guarda e protege o seu dinheiro um DataCenter guarda e protege o seu sistema e as suas informações.
  • As atualizações do sistema são feitas automaticamente sem o cliente sentir e sem se aborrecer, muito pelo contrário a satisfação é muito melhor.

bulletProblemas em ter um sistema instalado remotamente

Para acessar o sistema o cliente tem que estar conectado na internet portanto caso a sua internet esteja fora do ar o sistema não poderá ser acessado. Para verificar se a internet caiu basta tentar acessar um outro site na internet diferente do sistema, caso esteja conseguindo acessar outros sites significa que a internet está funcionando corretamente e portanto o problema pode ter sido no computador. Mesmo que o computador esteja aparentemente funcionando algum problema pode ter ocorrido. Neste caso para evitar dores de cabeça o ideal é entrar em contato com alguma empresa de assistência técnica em informática e solicitar uma assistência.

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e os ajudem na hora de escolher um determinado tipo de desenvolvimento de sistema.

textosComentários




Enviar


Últimos Comentários

José Carlos Toniolo - 24/01/2009 às 09:09 PM

Olá, boa noite! Seu nome é Gilson? Parabéns por este trabalho maravilhoso prestado à "Comunidade de Informática" Já li algumas páginas e assisti ao vídeo dos drivers... Excelente! Aos poucos estarei me integrando, e já recomendando aos meus amigos. Obrigado por compartilhar teus conhecimentos, de uma forma livre, e contar apenas com doações... Essa atitude não há dinheirro que pague! Um Grande Abraço! Toniolo.

José Roberto Lacerda de Lima - 23/01/2009 às 01:50 PM

O pessoa da VideoInformatica esta de parabens. Com esse tutorial, qualquer iniciante tem condições de Formatar seu computador economizando almenos neste tema. Otimo trabalho.

Francisco Antonio Macedo da Silva - 07/12/2008 às 4:20 PM

Formatei e instalei o xp mais não funcionou o som gostaria de saber porque ?

Jose Antonio Costa - 03/12/2008 às 1:10 PM

Eu tentei formatar um pc que já vem de fabrica com o windows vista e não consegui setar cd de boot, enfim a tela de bios é totalmente diferente do windows xp por favor me ajude como formatar o meu pc que vem com windows vista eu quero colocar o xp eu acho muito melhor.

Luiz Fernando Pereira - 21/11/2008 às 6:37 AM

porque que eu instalo o windons xp e o hd fica lotado ?

Janduhi Silva de Mendonça - 14/10/2008 às 5:20 PM

Gosto muito deste site, pois me ajuda muito nas horas que eu preciso instalar o windows xp, continue assim e tenho certeza que este site vai crescer muito. Obrigado muito que Deus abençõe vcs todos.

Ana Isabel de Assis Viudes Garcia - 03/10/2008 às 1:21 AM

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a atenção e o carinho com que fui recebida por vocês e sobre as dicas de windows xp. E pelo email também, agora estou com outro problema no computador e não faço ideia de como solucionar e mais uma vaz conto com vcs. Certos e-mails q recebo,faço o download como é pedido, mas não consigo abrir os anexos. Me pedem para q eu instale o ux core.dll.e q talvez resolva meu problema. Mas e se fica pior??? O q faço?! Por favor, mais uma vez me ajudem...Não tenho outra alternativa, visto q financeiramente estou sem condições.Conto com os srs de novo. Obrigada por tudo, Ana Isabel.

Enio S. Heinrichs - 02/10/2008 às 11:06 PM

Prezados amigos baixei seu tutorial sobre fomatação e instalação o windows XP, e é realmente um belo trabalho, muito útil para quem como eu nunca formatou um computador, parabéns pela iniciativa, e pela grande ajuda. meu sistema operacional é o windows home edition, percebí que a bios é um pouco diferente, isso gerou uma certa dúvida, na hora de formatar, por esse motivo desisti de fazer o processo. de qualquer modo muito obrigado. abraço a todos.

Laisa Grasiele Lopes - 02/10/2008 às 06:24 PM

o que eu estava fazendo de errado é que não estava apagando a partição antiga só instalando o windows por cima por isso é que ficava 35gb porque ficava com duas pastas do windows, mas agora deu certo, muito obrigada pela paciência em me explicar tudo direitinho e ja recomendei vocês aos meus amigos.Vocês são o melhor site de informática que ja vi. Muito obrigada mesmo

Laisa Grasiele Lopes - 02/10/2008 às 08:52 PM

Muito obrigada por tudo, vocês me ajudaram muito e agora descobri o que eu estava fazendo de errado quando tentava formatar e instalar o windows xp no meu computador. Vocês são nota 1.000 para mim

Sebastião Pereira da Silva - 02/10/2008 às 10:16 AM

Parabéns, esse é o melhor conteúdo que já li a respeito de instalação de xp

Victor Andrade dos Santos - 30/09/2008 às 11:36 AM

hum ... eu gostei muito desse jeito que vocês ensinam as pessoas a mexer em um computador pra vocês eu dou nota 9,5 abraços

Humberto José Gonçalves - 30/09/2008 às 10:59 AM

Gostaria de saber como faço para entrar na tela bios, e como formatar meu pc tenho um manual da video informatica mas estou com dúvidas de como entrar na dela de bios e de formatar. Abraços

Laisa Grasiele Lopes - 30/09/2008 às 12:15 PM

Queria saber como formatar o meu pc é que o bios dele é diferente do que ensina no tutorial, e quando faço a formatação ele não apaga tudo sempre fica um pouco do outro windows xp. A placa mãe dele é Motherboard e o processador é AMD. ISSO FAZ ALGUMA DIFERENÇA? depois da formatação meu hd que é de 40GB fica só com 35gb livre. Por favor me ajudem

Tiago Souza Ferreira - 29/09/2008 às 22:45 PM

Ola Gilson,tudo bem ? quero lhe agradecer por ter colocado um tutorial como instalar o windows xp no seu site. Isso me ajudou muito, gostaria de saber se vc tem mais algum site explicando mais sobre hardware ou dando mais aulas de informática. desde já te agradeço por ter me ajudado. gostaria de manter o contato.

Tania OSS - 22/09/2008 às 1:31 PM

Este é sem duvidas o melhor tutorial sobre formatação e instalação de windows xp que ja vi até hoje, ate eu que sou praticamente iniciante, tenho certeza que posso fazer so tenho que ler um pouco mais pois tenho algumas duvidas sobre o backup, mas vou ler mais e depois fase-lo, obrigado.

Viviane Aparecida Vieira da Silva - 15/09/2008 às 11:15

Possuo uma máquina com sistema operacional da LINUX MANDRIVA. Ganhei uma multifuncional lexmark2500, que não possui compatibilidade com minha máquina. Gostaria de particionar meu HD e instalar o windows XP sem a necessidade de instalar o windows 98 ou perder o meu Sistema Linux.Vocês poderiam me dar uma assistencia tecnica e baixar o windows XP gratuitamente.Desde já agradeço a atenção e se possível a ajuda Obrigada Fenixvidal(Viviane)

Carlos Alberto de Jesus Moscardi - 13/09/2008 às 8:46 AM

Realmente, o Tutorial de Formatar Computador e Instalar o Windows XP é um presente. Eu não conhecia o site, mais agora já esta nos meus favoritos. Parabéns.

Evandro Donizete de Freitas - 13/09/2008 às 1:00 PM

Eu gostaria de saber mais sobre Hardware

Ítalo Barros da Silva - 03/09/2008 às 2:34 PM

Olá Amigos e Equipe meus cumprimentos de minha parte. Meus amigos eu sou um novato nesta área de informática e gostaria de saber minuciosamente detalhes-por-detalhes de Como Formatar PC. Que tenho em Meu Pc O Sistema Operacional Windows Xp Home ele é simples. E aparece uma palavra chamada ´´ Rundll ...´´ E algumas palavras escritas a frente desta Rundll e isto me encomoda muito. Eu Pesquisei com pessoas Instruidas em Formatar PCs e eles falaram que talvez seja vírus. Amigos por favor me ensinem a Formatar o Meu PC para que eu seja um profissional em Informática e esclareçam. Ateciosamente Italo Barros.

Antonio Carlos Nogueira Rodrigues - 03/09/2008 às 12:25 AM

Gostaria de ter o programa Linux para instalar em meu computador (este só para aprendizado e testes) ele tem Windows XP, tentei baixa-lo no Baixaki, alem de ser muito grande não chegava ao final no inicio já dava erro,onde poderia encontrar? Agradeço pela atenção.

Jose Roberto Cassimiro - 19/08/2008 às 8:54 PM

Não estou conseguindo imprimir o tutorial de instalação do windows xp letra muito pequena, não da pra ler. pode ser algo no meu computador?

Leandro Santos Menezes - 13/08/2008 às 12:41 AM

gostaria de receber gratuitamente apostilas de como formatar computador e instalar o windows xp!!

Mauro Braga Costa - 02/08/2008 às 10:49 PM

fantastico as dicas e tutorial de instalar o windows xp, me ajudou muito so nao consigui ver uma das video aulas